⚠️ Estão abertas vagas para participação voluntária de estudantes de graduação em Educação Física (bacharelado ou licenciatura) no projeto Remise: Arte e Ciência da Esgrima na Universidade. Os estagiários atuarão na organização e na divulgação das atividades, além de serem capacitados para atuação profissional na esgrima. Os voluntários terão prioridade para recebimento de bolsas, quando disponíveis. Para mais informações, interessados podem entrar em contato com o coordenador do projeto, Prof. Evandro L. T. Paradela Cunha, pelo e-mail cunhae@ufmg.br. Inscrições até 25/10/2024 no formulário: https://forms.gle/Tr9PfdYD3cVnZjuYA ⚠️
- Out. 2024: Participação no evento "Domingo no Campus", organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFMG.
- Mar. a jun. 2024: Realização da disciplina "Tópicos em Educação Física e Esportes B: Introdução à esgrima: aspectos técnicos, táticos e didáticos", com carga horária de 45h/aula. Trinta alunos, a maioria estudantes de graduação em Educação Física na UFMG, concluíram o curso. O planejamento da disciplina está disponível aqui.
- Jun. 2024: Participação no evento "Domingo no Campus", organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFMG. Foi realizada a atividade "Esgrima para todas as idades", que atraiu um público estimado de 200 pessoas, entre crianças e adultos. Alunos da disciplina de graduação "Tópicos em Educação Física e Esportes B: Introdução à esgrima: aspectos técnicos, táticos e didáticos", ofertada em 2024/1 pelo Departamento de Esportes da EEFFTO/UFMG, atuaram como monitores da atividade.
- Nov./dez. 2023: Realização do curso gratuito "Iniciação à esgrima", com 15h de duração. Quinze alunos, a maioria estudantes de graduação em Educação Física na UFMG, concluíram as atividades e receberam o certificado.
- Set. 2023: Participação no evento "Domingo no Campus", organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFMG. Foi realizada a atividade "Esgrima para todas as idades", que atraiu um público estimado de 200 pessoas, entre crianças e adultos.
A esgrima é um dos poucos esportes presentes em todos os Jogos Olímpicos da Era Moderna, desde 1896. É, também, uma atividade muito mencionada pela indústria cultural, principalmente na literatura, no cinema e no teatro. Apesar de ser uma modalidade de combate, é sobretudo um esporte cortês e seguro. O esgrimista soma pontos ao atingir o adversário com a ponta da arma (nas modalidades de espada e florete) ou com qualquer parte da lâmina (na modalidade de sabre), mas em nenhum momento busca provocar qualquer tipo de ferimento. As armas não possuem ponta perfurante nem corte real, e o uniforme protetor garante a segurança dos atletas. Além disso, as regras penalizam ações que ponham em risco os esgrimistas e garantem a conduta esportiva e cavalheiresca.
A esgrima dispõe de um circuito de provas nacionais organizadas pela Confederação Brasileira de Esgrima e internacionais organizadas pela Federação Internacional de Esgrima. Tradicionalmente, os países de maior expressão são os europeus, sobretudo França, Itália, Rússia, Alemanha e Hungria. Mais recentemente, o esporte atingiu um bom nível de desenvolvimento em vários países de outros continentes, como Cuba, China, Coreia do Sul e Estados Unidos. A esgrima brasileira vem despontando no cenário mundial com resultados cada vez mais expressivos.
A modalidade é praticada em Belo Horizonte desde pelo menos os anos 1940, contando com atividades ininterruptas desde 1985. No estado, é organizada pela Federação Mineira de Esgrima. A UFMG já contou com atividades de esgrima no curso de graduação em Educação Física, nos anos 1970, e no Centro de Extensão da EEFFTO, de 1997 a 2005, período em que ocorreram também atividades na Faculdade de Medicina.
Com a evolução dos métodos de treinamento e preparação física, a esgrima moderna se converteu em um esporte vigoroso e de alta performance atlética. Contudo, características igualmente importantes para um esgrimista são a rapidez de reação, a precisão de movimentos, a coordenação motora, o raciocínio estratégico, a concentração e o domínio de si mesmo. É no desenvolvimento dessas qualidades e da disciplina para alcançá-las que reside a grande contribuição da esgrima para o ser humano.
A partir da oferta de cursos de iniciação e aperfeiçoamento, o projeto Remise: Arte e Ciência da Esgrima na Universidade pretende contribuir para a difusão da esgrima em Minas Gerais e para a formação de recursos humanos para atuarem profissionalmente nessa modalidade. Busca-se, ainda, oferecer subsídios para a promoção de atividades científicas, para o desenvolvimento de ações interdisciplinares em diversas áreas do conhecimento e para o estudo da esgrima não apenas como modalidade esportiva, mas como um produto cultural humano.
Os principais objetivos do projeto são:
- reintroduzir o curso de iniciação e aperfeiçoamento em esgrima na UFMG, aberto para toda a comunidade (interna e externa à Universidade), trabalhando os fundamentos básicos do esporte;
- ofertar palestras, workshops e vivências de esgrima para estudantes e profissionais em Belo Horizonte e, eventualmente, no interior de Minas Gerais, visando a difusão da modalidade e a formação de recursos humanos para atuarem profissionalmente na esgrima;
- promover, por meio de ações específicas, a prática da esgrima para determinadas faixas etárias (infantil, juvenil, terceira idade), para pessoas com deficiência (paraesgrima, esgrima para cegos), para profissionais e estudantes de teatro (esgrima coreográfica), entre outras;
- promover estudos e pesquisas de caráter acadêmico-científico sobre aspectos esportivos, culturais, artísticos, literários, históricos e sociais da esgrima;
- colaborar para a inclusão de tópicos referentes à esgrima em disciplinas de graduação e pós-graduação da UFMG, em áreas como Educação Física, Letras, Artes Visuais, História, Psicologia, Antropologia e Ciências Sociais, entre outras.
Mais informações estão disponíveis na página do projeto no Sistema de Informação da Extensão (SIEX/UFMG).
Coordenador: Prof. Dr. Evandro L. T. Paradela Cunha (FALE/UFMG)
Co-coordenador: Prof. Dr. Carlos H. C. Moreira (ICEx/UFMG)
Co-coordenador: Prof. Dr. Franco Noce (EEFFTO/UFMG)
Para mais informações sobre formas de participação e de colaboração, entre em contato por e-mail com a Federação Mineira de Esgrima (contato@esgrimamg.org.br) ou com o coordenador do projeto, Prof. Evandro L. T. Paradela Cunha (cunhae@ufmg.br). Para acompanhar as atividades do projeto Remise, siga a página no Instagram da Federação Mineira de Esgrima (@esgrimamg)).