A Federação Mineira de Esgrima (FME)
A Federação Mineira de Esgrima (FME) é a entidade que dirige a esgrima em Minas Gerais. A primeira Federação Mineira de Esgrima foi fundada em 1942, tendo como entidades filiadas o Minas Tênis Clube, o Paissandú e o Departamento de Instrução da Força Pública (veja o recorte de jornal da época). Hoje, pouco se sabe sobre a efetiva atuação dessa associação pioneira, que provavelmente esteve em funcionamento até pelo menos meados dos anos 1950.
Em 18 de setembro de 2021, representantes da Associação de Pais e Mestres do Colégio Militar de Belo Horizonte, da Esgrima BTC e da Esgrima Rapier refundaram a Federação Mineira de Esgrima, que entrou em efetivo funcionamento em setembro de 2022. Além das entidades fundadoras, o grupo de esgrima da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) foi imediatamente reconhecido como equipe de prática desportiva pela FME.
Gestão 2021-2025
Presidente: Evandro Paradela
Vice-Presidente: Carlos Moreira
Diretor Administrativo-Financeiro: Joaquim Murta (até 07/2024: Luiz Soares)
Diretora Social: Bianca Dantas
Diretor Técnico: Eduardo Romão Gomes
Assessora de Mídias Sociais: Ana Paula Bindi
Coordenadora do Centro de Memória da Esgrima Mineira: Lorenza Lourenço
Membros do Conselho Fiscal: Fabiano Avellar, Luciana Homsi, Thamires Mrad (efetivos); Cássia Tello, Hernane Pádua, Simone Mendes (suplentes)
Representantes dos atletas (eleitos pelos esgrimistas): Thomas Esteves (titular) e Marco Alves (suplente)
Documentos
Estatuto da Federação Mineira de Esgrima
Regulamento Técnico-Administrativo da Federação Mineira de Esgrima